quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Tipografia facilita a leitura em crianças disléxicas


A tecnologia não é só feita de máquinas e megaestruturas inventadas e construídas em países ricos, é também feita de idéias para dar solução a problemas específicos, muitas vezes de formas muito simples e em países sem muitos recursos econômicos.

Um exemplo é essa tipografia desenvolvida pelo designer gráfico paraguaio Alejandro Valdez Sanabria, publicada há um ano. É uma fonte que ele desenvolveu para facilitar a leitura de crianças com dislexia, utilizando um conceito muito fácil de entender.

Ainda em fase experimental, Sarakanda já está dando o que falar, ainda mais na internet. A fonte é baseada em estudos pedagógicos sobre a dislexia, e tem o objetivo de diferenciar cada letra para que tenha uma forma única e aumentar a legibilidade, ainda mais naquelas muito parecidas que em geral os disléxicos confundem como o “b” e o “d”.

Tem também uma leve inclinação para a direita e traços bem grossos. Todas essas características fazem com que a tipografia proposta por Alejandro, se adapte a fisiologia da leitura particular de crianças com dislexia. Sarakanda esta preparada para as duas línguas oficiais do seu pais de origem, espanhol e guarani. A versão final será publicada em seu blog em formato OpenType, mais informação pode ser encontrada também em TpgPy .

Fonte: Microsiervos LazerTecnologia Sarakanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário